top of page

Gilson Salomão Pessoa

Gilson Salomão Pessôa

Gilson Salomão Pessôa é Funcionário Público formado em Jornalismo pela UFJF. Colunista com dois livros publicados, participou de antologias lançadas pela Revista Conexão Literatura e pela Editora Panóplia. Dentre os seus livros publicados estão o romance "Histórias de Titãs Quebradiços” e o livro de Poemas "Um Suspiro Resgatado", ambos pela editora Autografia. Ganhou por três vezes o prêmio literário de melhor conto em Matias Barbosa.

Livros selo Panóplia

Terror não tem tamanho

“Terror não tem tamanho”

Editora Panóplia, Terror, Ano: 2024

Sinopse: Há um frêmito subterrâneo que parece percorrer os escritos de todo escritor fantástico na modalidade terror. De Poe a Stephen King, os maiores nomes do gênero levantam, com suas obras, uma espécie de aviso a uma humanidade voltada para o avanço técnico, o cientificismo e o ceticismo. Aí resida, talvez, o que se possa chamar, com alguma ousadia, de poética do horror. Seus autores parecem advertir o gênero humano sobre as mais recônditas sombras nas regiões cinzas da percepção e da conformação da realidade. Nas fímbrias dos acontecimentos calculáveis e apreensíveis pela mente em suas manifestações cognoscíveis, existe, lá onde dormem os mitos há muito esquecidos, os deuses perdidos, os “irmãos de Saturno” a que se referia Ricardo Reis. Gilson Pessôa surge na cena literária brasileira como o mais novo mestre do gênero. Espécie de arauto dos subterrâneos da realidade fantástica, que bruxuleia, como um fogo-fátuo, entre a realidade e o sonho. Para os gregos antigos, tratava-se do mundo “ctônio”, ou seja: as latitudes subterrâneas, estabelecidas em contraste com a dimensão olímpica, apolínea, luminosa – inspiração para a Renascença e o Iluminismo, conformadores do mundo contemporâneo.” Allyson de Sousa

 

Onde comprar
Americanas - Submarino - Estante Virtual - Amazon

Antologia Sentimentos Escritos

“Sentimentos Escritos"

Editora Panóplia, Antologia física e digital, Ano: 2024

Sinopse: Sentimentos Escritos é uma envolvente antologia que expõe o íntimo da emoção humana por meio de uma coleção diversificada de contos, poemas, crônicas e haicais. Com tema livre, os autores mergulham em uma ampla gama de sentimentos. Sendo cada escrito uma jornada pessoal e autêntica, oferecendo aos leitores uma visão das complexidades da experiência humana. Sentimentos Escritos não se limita a uma única perspectiva; ao contrário, celebra a diversidade de vozes e experiências, criando um mosaico literário que captura a riqueza e a complexidade dos sentimentos que permeiam nossa existência. Prepare-se para uma jornada emocional única, onde as palavras ganham vida e os sentimentos se entrelaçam.

 

Como Adquirir

Antologia Amor & Esperança

“Amor & Esperança"

Editora Panóplia, Antologia física e digital, Ano: 2024

Sinopse: Em Amor & Esperança: Mensagens para o Futuro, mergulhe em um universo literário repleto de luminosidade, onde cada texto é uma jornada emocional que desenha o horizonte de possibilidades. Nesta antologia, a escrita é uma celebração da força interior que nos impulsiona a enfrentar o desconhecido, guiando-nos rumo a um futuro permeado pela esperança. Entre linhas que dançam como promessas, cada poema é uma mensagem ao amanhã, um co
nvite para acreditar na magia contida em cada suspiro da vida. Amor & Esperança: Mensagens para o Futuro, é mais que uma antologia; é um abraço literário, uma fonte inesgotável de otimismo destinada a iluminar os corações daqueles que buscam inspiração para traçar seus próprios destinos.

 

Como Adquirir

Cartas de Amor

“Cartas de Amor”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: Quantos amores impossíveis conhecemos através da literatura? Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Páris e Helena são apenas alguns dos exemplos mais famosos. Desde o início dos tempos, tragédias amorosas conquistam nossa atenção e compaixão. Porque, naturalmente, nada é mais aguardado que um “viveram felizes para sempre”, ao fim de uma grande história de amor. Assim como na literatura, os amores impossíveis também acontecem na vida real, implorando por toda e qualquer forma de sobrevivência...

 

Download

Ouvindo as Estrelas

“Ouvindo as Estrelas”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: “Ouvindo as Estrelas” trata-se de uma homenagem aos enamorados e um tributo a Olavo Bilac e à sua obra "Via-Láctea", onde o poeta brasileiro afirma que "(..) só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas". 

 

Download

Cantando Auroras

“Cantando Auroras”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: "Cantando Auroras" tem como tema a saudade e trata-se de uma homenagem à poetisa portuguesa Florbela Espanca e ao seu poema "Quadra D'Ele (1)", no qual a poetisa portuguesa afirma que "(..) Saudades e amarguras / Tenho eu todas as horas, / Quem noites só conheceu / Não pode cantar auroras.". 

 

Download

bottom of page