top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

Crônicas de Jerusalém: tudo junto e segregado

Por Gilson Salomão Pessôa



Jerusalém é sem dúvida uma das cidades mais antigas do mundo e de suma importância para as três mais significativas religiões do planeta: judaísmo, cristianismo e islamismo. Palco e razão de inúmeros conflitos, ela segue imponente e complexa, como podemos perceber no relato verossímil do quadrinista canadense Guy Delisle: "Crônicas de Jerusalém".


Sua ótica imparcial e despretensiosa (em determinado momento agradece a Deus por ser ateu) permite uma visão mais rica de um local onde transportes e lojas funcionam em horários diferentes e específicos para cada religião, inúmeros bloqueios da ONU localizados pela cidade forçam os habitantes a estar constantemente mostrando documentos e grupos religiosos diferentes convivem na mesma cidade sem interagirem entre si mesmos. Tudo é retratado de forma bastante casual e irreverente, sem o viés político e ácido do quadrinista Joe Sacco, com quem ele é confundido certa vez, durante a sua estadia na região.

A sexta-feira é sagrada para os muçulmanos, o sábado para os judeus e o domingo para os cristãos, fator esse que gera inúmeras consequências, sendo uma delas o funcionamento da escola apenas quatro dias por semana.


Em um determinado momento ele é informado de que não são vendidos sorvetes durante a Páscoa Judaica porque a casquinha tem fermento e nada com esse ingrediente pode ser vendido na referida época. Ele tenta argumentar que não é judeu e o vendedor lhe devolve um sorriso amarelo, como quem não pode fazer nada para ajudá-lo. Esses e outros momentos bem humorados permitem uma leitura atraente e descompromissada das desventuras de um protagonista que precisa se acostumar com um novo conjunto de regras e itinerários bastante confuso.

O autor tenta várias vezes explicar a confusa dinâmica na região e a razão dos conflitos que já existem há vários anos, mas felizmente não consegue, já que estamos tratando de algo tão natural à nossa distorcida, incoerente e admirável natureza humana. Como dizia o escritor irlandês Jonathan Swift "Nós temos a religião suficiente para nos odiarmos, mas não a que baste para nos amarmos uns aos outros."



 

Autoria

Gilson Salomão Pessôa é jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Pós Graduação em Globalização, Mídia e Cidadania pela mesma faculdade. Publicou os livros "Histórias de Titãs Quebradiços" e "Um Suspiro Resgatado".


Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page