top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

O Significado da Palavra Tecer

Por Gisele Silva



Gosto muito da palavra tecer.


Imagino fios, tecidos, unindo-se e formando efeitos e obras maravilhosas, e principalmente, penso em colaboração, partilha.


Desde as épocas mais remotas o tecer figura em histórias e no imaginário de muitos de nós. Penélope, Aracne... teceram suas histórias, mudaram suas vidas e suas trajetórias.


E nós? Professoras, mulheres, mães, esposas, amantes, profissionais que dia a dia tecemos também nossos percursos, nossas histórias, nossa vida.


O que temos a contar? Que obstáculos temos a vencer? A contornar? E contornamos!


Tal qual Penélopes "tecemos e destecemos", aqueles fios que necessitam de arremates precisos, para que a tessitura fique mais bonita, o tecido bem colorido.


Pesquisei nos dicionários “on-line” e encontrei diversos significados. Veja abaixo:

1. Entrelaçar; prender organizadamente, entrelaçando, juntando uma coisa a outra ou entre si: tecia algodão; teceu uma peneira; tecia o cabelo.

2. Compor algo através da junção ou da sobreposição de fios produzidos pelo próprio corpo, ou com outros materiais: a aranha tecia uma grande teia. [Figurado]

3. Criar de modo irreal; compor com o uso da imaginação: tecia esperanças.

4. O significado de tecer: em um tecido, fios que se cruzam no sentido transversal da peça, cruzados pelos da urdidura.


Não é um escritor um tecelão?

Entrelaça palavras e frases, compõe uma obra com o uso da imaginação, palavras e imagens que se cruzam, se misturam, transversalizam histórias, reais ou imaginárias.


Considero-me então uma tecelã!


E com esse pensamento vou tecendo, construindo redes, recolhendo ideias e as transformando com o único propósito de tornar minha passagem pela vida, um tanto mais bela.




 

Autoria



Gisele Silva é Pedagoga que atua com professoras e alunos de uma Escola Especial para Autistas em São João de Meriti. Professora dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Pós Graduada em Alfabetização das Crianças das Classes Populares pela UFF. Faz parte do Coletivo “Encantadores de Letras”. Autora do Projeto “Caixa de Encantamentos” que incentiva a leitura, estimulando a percepção, a imaginação e o fazer criativo. Iniciou o caminho como escritora em 2019 publicando 3 livros de literatura infantil e participando com dois textos na coletânea "Vozes Negras: tecendo a resistência".

Comments


Deixe seu comentário

Posts recentes

bottom of page