top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

Encantamentos

Por Gisele Silva


Professoras e crianças lendo livro


Queridos leitores. Estava com saudades, mas por vezes o tempo atropela nossos planos!


Inicio esse texto com profundo sentimento de gratidão aos convites que recebi para visitar algumas unidades escolares onde pude vivenciar belos momentos em minha carreira de escritora.


Procurarei traduzir um pouco em palavras o quanto essas visitas aqueceram meu coração que deram título a esse texto. Escreverei em cenas!



CENA 1

Olhos vividos, mentes férteis. Sorrisos tímidos. Profusão de palavras. Múltiplos assuntos que desejam compartilhar. Expressam suas opiniões, demonstram curiosidade, participam, questionam, debatem e nos envolvem com uma energia sem igual.



CENA 2

Uma porta se abre e dela saem pequenos seres encantados. Se aproximam com passos inseguros, um tanto desconfiados. Se chegam, aconchegam. Se esparramam, no chão, nos colos.


Extasiada e sem palavras abro a Caixa de Encantamentos e então a mágica acontece!


Os seres encantados, se iluminam ainda mais e com suas pequeninas mãos, tocam, abraçam, experimentam… Seguram os personagens, abandonando suas chupetas, sorriem, encantam, dividem, compartilham.


Eles são a magia. Eles são o Encantamento. Me sinto minúscula diante deles.


Foi uma das mais encantadoras da minha vida. A que me deixou absolutamente sem palavras.


Após essa mistura de sentimentos, eles ajudam a guardar os personagens. Alguns tentam entrar na Caixa também... afinal são encantados. Eles já a abençoaram com sua grandeza.


Sou só gratidão a esses pequenos seres encantados que me fizeram tão feliz.



CENA 3

Para cada grupo, uma história, uma conversa, uma proposta. Um bate-papo descontraído. E para mim uma grande surpresa. A Caixa se abre e ouço suspiros de admiração. Presencio mãos avidas a espera de poder tocar, conhecer cada personagem retirado dela.


E compartilhamos momentos simples de encantamento pela leitura!


Essas cenas que compartilho com vocês, queridos leitores, são apenas uma pequena mostra do quanto a poesia e o encantamento de ser escritora de literatura infantil, invadiu e tomou conta da minha vida. 


E como sou feliz por estar trilhando esse caminho!




Crianças brincando na escola


 

Autoria


Autora e colunista Gisele Silva

Gisele Silva é Pedagoga que atua com professoras e alunos de uma Escola Especial para Autistas em São João de Meriti. Professora dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Pós Graduada em Alfabetização das Crianças das Classes Populares pela UFF. Faz parte do Coletivo “Encantadores de Letras”. Autora do Projeto “Caixa de Encantamentos” que incentiva a leitura, estimulando a percepção, a imaginação e o fazer criativo. Iniciou o caminho como escritora em 2019 publicando 3 livros de literatura infantil e participando com dois textos na coletânea "Vozes Negras: tecendo a resistência".


Redes sociais:

Instagram: @giselesilvapegagoga

Facebook: Gisele Silva Pedagoga




Commentaires


Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page