top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

A vida também enguiça

Por Fabiana Esteves


Criança brincando com a mãe, tampando seus olhos com as mãos.

Sim, há vezes em que a vida enguiça como o fecho da Bolsa Amarela. Mas não no intuito de manter bem guardados os segredos e vontades. A morte, a dor, a doença, a privação batem na nossa porta e não basta dizer para a vida parar de enguiçar porque ela segue seu rumo.


Hoje eu entendo porque essa bolsa é amarela. Entendo e sei como amarelar os meus dias. Mas não um amarelar de medo. Um amarelar de Sol. Sei que o Sol tem seus enguiços. Não consigo olhar para ele diretamente. Preciso de filtro.


Ontem você me disse: "Mãe, para de falar de enguiço perto do fecho do meu vestido, ele escutou e resolveu enguiçar, olha!" E me mostrou sorrindo o fecho eclair que teimava em não deslizar. Preciso, além de óculos, de filtro, preciso que você me mostre, filha, preciso que você me ajude a educar o olhar e eu consiga enxergar o Sol sem que me doam as vistas quando a vida teimar em enguiçar.




Na imagem acima, a partir do topo e no sentido horário: Na primeira foto, o livro "A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga. Na segunda foto, Ísis, filha de Fabiana Esteves, lendo um livro. Na terceira foto, Laís, filha de Fabiana Esteves, apresentando dois de seus livros favoritos.



 

Autoria


Autora Fabiana Esteves

Fabiana Esteves é Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) e Especialista em Administração Escolar. Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município. Também foi Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Em 2015 coordenou a Divisão de Leitura da SME de Duque de Caxias (RJ). Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente. Escritora e poeta, participou de concursos de poesia promovidos pelo SESC (1º lugar em 1995 e 3º lugar em 1999) e teve seus textos publicados em diversas antologias pela Editora Litteris. Escreve para os blogs “Mami em dose dupla” e “Proseteando”. Publicou os livros “In-verso”, "Pó de Saudade", "Maiúscula", "A Encantadora de Barcos" e "Coisas de Sentir, de Comer e de Vestir". É mãe das gêmeas Laís e Ísis.



Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page