top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

À minha primeira professora

Por Paulo Pazz




Enfim estava de saída de meu convívio familiar.


De cara, encontrei a primeira pessoa adulta “estrangeira” que viria a ter o poder do SIM e do NÃO no norteamento de minha vida.


Assustei-me!


Não entendia porque teria de cumprir regras que não as sugeridas (ou impostas) por aqueles que me conduziam pelo laço e pelo afeto e pelo telhado em que me aconchegavam.


Aos poucos, com calma, comprometimento e dom divino, ela, além do sim e do não, foi me apresentando um mundo diferente que me cabia, me recebia e iria moldar-me para o resto de minha vida.


Aos poucos, ela pegava minha mão, conduzia minha mão, desenhava por minhas mãos o quase poeta que sou. Mais do que ensinar-me as primeiras letras, embalou meus primeiros e inesquecíveis sonhos que venho buscando desde então.


Ela, mais do que professora, foi minha educadora, minha cuidadora, minha psicóloga, minha companheira, minha mãe e confidente. Ela me ensinou o segredo que abre portas para o mundo da magia e encantamento que o reino das palavras traz em si.


Ontem, reencontrei-a depois de anos.


Como foi bom receber novamente seu abraço, sentir a doçura de sua voz reavivando tanta memória aconchegada no cômodo mais ensolarado de minha alma.


Voltei para casa, sendo criança novamente!


Assustei-me!


Olhinhos aflitos tentando decifrar porque o mundo nos aproxima, se depois nos leva à distância física, ainda que os laços abstratos (tão concretos!) se eternizem, a despeito do tempo e da geografia





 

Autoria



Paulo Pazz é licenciado em Letras pela UFG-CAC, Professor pelo Estado de Goiás e Membro da ACL - Academia Catalana de Letras. Também é revisor e colunista da Revista Portalvip (com circulação em toda região sudeste de Goiás), integrante da Comissão julgadora das Olimpíadas da Língua Portuguesa desde 2014, ator integrante da Cia Express’arte e instrutor de “Contação de Causos" pelo Centro Cultural Labibe Faiad (Catalão/GO). Participou da mesa redonda O fazer Poético e do Sarau de Poesias (ambos do I FLICAT UFG) e do Festival Literário do Cerrado – FLICA (Ipameri-GO), edições I, III e IV. Mantém a Página literária do blog Recanto das Letras, do site da UOL, desde Outubro de 2008. Recebeu oito premiações em concursos literários mantidos pela UFG (a primeira em 1993), cinco premiações pelo SESI-Arte e Criatividade (nas categorias Conto e Poesia) e o Prêmio “Trabalhador da Indústria” pelo SESI. Participou de duas antologias poéticas publicadas pelo SESI – Serviço Social da Indústria e publicou os livros "Palavra Lavrada", "Transfiguração" e "Manual do Desesquecimento".


Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page