top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

Uma história de Sarajevo

Por Gilson Salomão Pessôa


A Guerra da Bósnia aconteceu entre 1992 e 1995,  em função de uma complexa combinação de fatores envolvendo grupos étnicos e religiosos típicos da região. A disputa entre sérvios cristãos ortodoxos, croatas católicos romanos e bósnios muçulmanos deixou um rastro de aproximadamente 200 mil vítimas. 


Ao final do conflito, o jornalista freelancer Joe Sacco chega na capital Sarajevo determinado a obter informações sobre o ocorrido, sendo instruído a procurar um homem chamado Neven. Depois de estabelecida uma relação de amizade entre eles, o ex-participante de um dos grupos paramilitares locais começa a lhe contar histórias que ele protagonizou e testemunhou durante aquele período. 


O quadrinista usa de flashbacks para contar o passado de alguns dos envolvidos, informando os leitores a respeito de suas respectivas trajetórias pessoais que contribuem para que possamos entender algumas atitudes, sejam elas justificáveis ou não. 


O autor comenta também algumas situações interessantes, como o fato de que a mídia só se interessa pela guerra enquanto ela está acontecendo, ignorando completamente a dura situação dos sobreviventes. Além disso, vários líderes das milícias organizadas são egressos do sistema penitenciário com tendências violentas e praticamente nenhum escrúpulo, usando espólios da guerra para o seu próprio interesse e recebendo das elites abastadas para fornecer proteção especial. 


Além de analisar o conflito armado, ele dedica uma atenção especial aos remanescentes, pessoas sem rumo definido que precisam se recompor física e emocionalmente após presenciar todo tipo de chacina e destruição imaginável. Fantasmas vivos de um conflito sem vencedores, condenados a vagar pelos destroços e imortalizados na obra em questão. 




 

Autoria



Gilson Salomão Pessôa é jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Pós Graduação em Globalização, Mídia e Cidadania pela mesma faculdade. Publicou os livros "Histórias de Titãs Quebradiços" e "Um Suspiro Resgatado".

Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page