top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

O ciclo da água

Por Amanda Meireles



História real: Eu devia estar na quinta série e tinha um trabalho em grupo para apresentar para a turma. O tema era O Ciclo da Água. Grupo reunido, maquete pronta. Me coube “o” detalhe: como afinal acontece esse ciclo da água?


Como toda criança que confia em seu pai, perguntei ao meu como as águas caíam das nuvens na chuva. Ele, com um sorriso de canto na boca (me lembro dessa expressão como se o estivesse vendo agora!), disse que elas batiam umas nas outras e a chuva "vazava". Claro que ele estava brincando, mas esqueceu de me avisar.


Fizemos uma bela apresentação da maquete e a professora fez a temida pergunta no final: E por que as águas caem em forma de chuva?


A resposta estava na ponta da língua: “Elas batem umas nas outras, professora!”


Depois de muitas risadas e uma leve repreensão da professora, aprendi um pouco sobre condensação e precipitação.


E acabo de entregar a vocês um tutorial de como passar vergonha na frente da classe!


Mas é um episódio da minha vida que serve pra ilustrar o seguinte:


Eu não estava mentindo quando disse à professora sobre as nuvens baterem umas nas outras. Eu acreditava naquilo, foi o que eu aprendi. Mas no minuto em que aprendi (mesmo que mais ou menos) o ciclo da água, não tinha como sustentar minha explicação vergonhosa inicial.


Em alguns momentos na vida e eu espero que sejam muitos um novo conhecimento vai tomar o lugar de um antigo conhecimento que você acreditava ser verdade.


É provável que você seja questionado sobre essa “verdade” que defendia antes. E tudo bem. Todos estamos crescendo, mas em momentos e ritmos diferentes.


O Importante é que você continue promovendo a permuta entre velhos e novos saberes; é desconstruir para que caibam novas aprendizagens, novos sentimentos, novas vivências, novas experiências.


O importante é continuar aprendendo sobre o "ciclo da água da vida".






 

Autoria



Amanda Meireles nasceu em 09 de outubro de 1983, em Duque de Caxias. Mãe apaixonada de Isabela e Isaque, estudante de Psicopedagogia, defensora da inclusão e do acolhimento, intérprete de Libras há 11 anos.

Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page