top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

No escuro da noite

Por Fabiana Esteves



Quando era bem "mais pequena", ao fitar o escuro do céu através da janela fechada, disse Laís: "Eu vou por ali, no meio da noite..." Eu sorri, ela também, e continuou: "Você vai comigo!". Cansava de repetir que os seres humanos não voam, mas quando ela me disse esta frase eu já sabia que pensava em voar, assim como no filme do Peter Pan (que as duas assistiram na época, encantadas, ainda que não tivessem resistido ao medo dos ataques de Capitão Gancho) depois de uma chuva dourada de pozinho mágico.


Tudo que eu dissesse não lhe tirava o brilho de procurar estrelas, de pé na poltrona, a rede de segurança a separando do seu sonho. Incansável, ela chamou a mim, a irmã (que ora gritava de alegria, ora ignorava, preferindo inventar uma conversa indesfiável entre dois lápis de cor com direito a tapas, beijos, caras e bocas) ou a quem passasse por perto com um entusiasmo desses que a gente perde com o tempo, que as gasturas da vida cuidam de dissolver...


Vale ficar indignada com escondidelas atrás das nuvens e consolar-se com saltos ornamentais do sofá ao chão usando saias de balé respingadas de purpurina. E ouvir, sacudindo o pozinho que caiu na minha calça jeans: "Mamãe, você tá brilhando!"



Ísis e Laís, filhas de Fabiana Esteves






 

Autoria


Fabiana Esteves é Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) e Especialista em Administração Escolar. Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município. Também foi Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Em 2015 coordenou a Divisão de Leitura da SME de Duque de Caxias (RJ). Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente. Escritora e poeta, participou de concursos de poesia promovidos pelo SESC (1º lugar em 1995 e 3º lugar em 1999) e teve seus textos publicados em diversas antologias pela Editora Litteris. Escreve para os blogs “Mami em dose dupla” e “Proseteando”. Publicou os livros “In-verso”, "Pó de Saudade", "Maiúscula", "A Encantadora de Barcos" e "Coisas de Sentir, de Comer e de Vestir". É mãe das gêmeas Laís e Ísis.

Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page