top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

Mãe também engole água salgada

Por Fabiana Esteves



Chove no coração dela e nem tive tempo de dizer que no meu também. Estive ocupada com as contas, compras, exames e outras tantas coisas que me roubam o tempo. O tempo de beber suas palavras ou de enxugar seu suor gelado.


Escuto as linhas que ela escreve. Meio como valsa fúnebre (existe isso?). As palavras me descem a garganta queimando tudo. Eu só precisava levá-la para casa e mostrar que eu não fui embora. Que permaneço firme nas intempéries. Rocha dura recebendo aberta o carinho da água do mar. Está salgada, eu sei. Talvez ela queira saber das vezes em que engoli água também. O gosto não foi nada bom. E a sensação de faltar o ar? De estar solto, sem lugar para pisar...


Mas eu mal pude dizer que sua presença me encanta. Que me encanto do mesmo jeito desde o primeiro dia. Assim como no primeiro dia. Será que ainda posso colocá-la no colo? Ela ainda me cabe nos braços?


As palavras, os gestos e as asas me fogem e já não consigo trazê-la como antigamente. Trazê-la para perto. Espalhar o xampu no seu cabelo fino e escutá-la reclamar dos olhos ardidos.


Eu tenho muitos compromissos, excesso de papéis, louças e varais. Não me sobrou o minuto que falta para olhá-la do jeito mais piegas do mundo: o jeito que ela espera que eu olhe: sem maquiagem, sem luvas ou Photoshop: de verdade. Mostrando de perto minha nítida carcaça, a parte mais crua de mim.



Fabiana Esteves e suas filhas Laís e Ísis



 

Autoria


Fabiana Esteves é Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) e Especialista em Administração Escolar. Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município. Também foi Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Em 2015 coordenou a Divisão de Leitura da SME de Duque de Caxias (RJ). Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente. Escritora e poeta, participou de concursos de poesia promovidos pelo SESC (1º lugar em 1995 e 3º lugar em 1999) e teve seus textos publicados em diversas antologias pela Editora Litteris. Escreve para os blogs “Mami em dose dupla” e “Proseteando”. Publicou os livros “In-verso”, "Pó de Saudade", "Maiúscula", "A Encantadora de Barcos" e "Coisas de Sentir, de Comer e de Vestir". É mãe das gêmeas Laís e Ísis.

Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page