top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

Minhas provações, meu aprendizado

Por Camilo de Lellis Fontanin



Homem olhando para baixo visto parcialmente de costas

No último dia 3 de maio fez oito anos que eu fumei o último cigarro da minha vida. Essa data eu não esquecerei nunca, pois, fumei caído no chão da varanda da casa da minha Tia Cinira, enquanto aguardava a ambulância vir me buscar e dar início à maior lição que eu venho recebendo da vida e do tempo até hoje.


Em menos de dez anos, tive pneumonia por três vezes, passei por cinco cirurgias que resultaram na amputação da cabeça do meu fêmur esquerdo, fui traqueostomizado, colocado em uma sonda de alimentação e me tornei dependente de um concentrador de oxigênio 24 horas por dia.


Não paro mais em pé, pois, minha perna esquerda ficou uns dezoito centímetros mais curta que a direita. Ainda estou começando a descobrir como é difícil manter-me sentado... Muito pior é saber que não posso mais me ajoelhar.


Mas tudo isso terá um fim se eu não me abater, se não me deixar dominar pela depressão, ansiedade e esquizofrenia.


Tudo isso são as minhas provações atuais.


Ao longo dos meus 58 anos, tive vários outros tormentos que exigiram até maiores esforços da minha parte. Minha luta pela minha saúde já tem mais de 30 anos. Mas eu sei que minhas provações não irão terminar antes que eu consiga subjugar, dominar e vencer o meu próprio ego. Deus sabe de todos os limites das minhas forças.


Li, em algum lugar, que a vida nos traz os mesmos problemas pelos quais já choramos e sofremos para que consigamos superá-los, só para testar se, de fato, aprendemos a lição e crescemos.


Toda a nossa vida mental está contida no nosso inconsciente e, somente uma pequena parte dela é consciente. Com a Psicologia, aprendi que, enquanto não chegar a hora de partir, as coisas que estão no nosso inconsciente farão pressão até sair e, geralmente, faremos de tudo para impedir. Mas, temos a Sabedoria e Amor Divinos que não deixarão o pior acontecer se, assim, escolhermos.



Homem pensativo com as mãos em prece


 

Autoria


Camilo de Lellis Fontanin nasceu em 1962, na cidade de Americana. São mais de 50 anos de amor aos livros de Poesia, Romance, Conto, Crônica e também aos livros de Psicologia, Psicanálise e Física.



Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page