Por Gilson Salomão Pessôa

Robert Crumb é um quadrinista e ilustrador de talento único. Um dos maiores representantes da contracultura norte-americana, famoso por criações como Fritz the Cat e Mr. Natural, ganhou notoriedade por discutir sexos, drogas e violência num período de intensa repressão nos Estados Unidos.
Com seu humor ácido e corrosivo ele expôs a hipocrisia da sociedade americana através de seus personagens politicamente incorretos. Desprezando completamente a intenção de ser didático ou pragmático, sua obra descontraída exalta o hedonismo e o confronta com a moral americana conservadora e coercitiva.
“Kafka de Crumb” uma livre biografia em quadrinhos do escritor tcheco, famoso por suas histórias claustrofóbicas e sombrias. Além de apresentar a trajetória de um dos maiores autores do século XX, o autor faz o resumo, análise e curtas adaptações de suas principais obras: O Veredito, A Metamorfose, A Toca, Na Colônia Penal, O Processo, O Castelo, Um Artista da Fome e Teatro da Natureza de Oklahoma (ou Amérika).
A obra revela as várias nuances que configuram o perfil psicológico de Kafka: o difícil relacionamento com o pai autoritário, a complicada vida amorosa e sua visão premonitória sobre o nazismo, levando em consideração que o mesmo era judeu.
Formado em Direito e trabalhando como empregado do Instituto de Seguros contra Acidentes do Trabalho, em Praga , seu ofício de escritor era clandestino e executado nas piores condições possíveis. Suas severas críticas à aparelhagem burocrática que sufoca e confunde a todos sob o seu domínio permanecem atuais.
Um curioso diálogo entre duas mentes criativas e inquietas que não recuam diante do poder instituído que manipula e ofusca o individualismo, tão necessário para a descoberta e a compreensão do nosso espaço do mundo.
Autoria

Gilson Salomão Pessôa é jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Pós Graduação em Globalização, Mídia e Cidadania pela mesma faculdade. Publicou os livros "Histórias de Titãs Quebradiços" e "Um Suspiro Resgatado".
コメント