Para receber novidades, inscreva-se:

A vida Segue o Rumo Que Queremos Dar a Ela


Por Fabiana Esteves




As coisas seguem seu curso naturalmente? Nem sempre. Às vezes a vida segue o rumo que queremos a ela.


A noite de sábado corria sem dramas. O cansaço me fez entregar o celular na mão delas, que passeavam livremente no YouTube, claro que devidamente configurado para não mostrar vídeos impróprios.


Percebi que o objeto de distração eram meninas ricas que desfilavam seus brinquedos caros (na maioria importados) diante da tela. Achei melhor oferecer outra coisa. Lembrei que, há alguns anos atrás, eu tinha um projeto na escola em que trabalhava chamado "Cineminha Brasil", que consistia em exibir curtas brasileiros de qualidade às crianças.


Digitei o nome do filme no YouTube, o lindo "Mãos de vento, olhos de dentro", o primeiro que me veio à cabeça. Laís viu, gostou, convidou a Ísis, que também gostou e achei, na minha bagunça, um DVD com quinze curtas que gravei para os professores. Vimos uns quatro, até o sono chegar e pedir história, oração e cantiga de ninar.


Mais do que aceitar o que nossas crianças assistem, é preciso oferecer outras possibilidades, desenhar outros traçados a quatro, seis ou oito mãos. Foi assim comigo. Meu pai me apresentou a ópera e os gibis, minha mãe os livros e os jornais, Juracy me apresentou o teatro...


Terminei a noite assim, cantando Fátima Guedes, a mim também apresentada pela amiga Carla. Algum dia elas talvez lembrem que eu as apresentei ao cinema brasileiro.



Laís e Ísis, filhas de Fabiana Esteves


E apresentem algo novo aos seus rebentos. Para abrir outros caminhos a quatro, seis ou oito pés.




Autoria


Fabiana Esteves é Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) e Especialista em Administração Escolar. Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município. Também foi Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Em 2015 coordenou a Divisão de Leitura da SME de Duque de Caxias (RJ). Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente. Escritora e poeta, participou de concursos de poesia promovidos pelo SESC (1º lugar em 1995 e 3º lugar em 1999) e teve seus textos publicados em diversas antologias pela Editora Litteris. Escreve para os blogs “Mami em dose dupla” e “Proseteando”. Publicou os livros “In-verso”, "Pó de Saudade", "Maiúscula" e "A Encantadora de Barcos". É mãe das gêmeas Laís e Ísis.

Blog: http://fabianaesteves.blogspot.com




Posts recentes

Deixe seu comentário

Início   |  Coleção Lendas Brasileiras   |   Originais   |  Política de Privacidade   |   Blog   |   Loja   |  Fale Conosco

 

Panóplia Cultural - CNPJ 30.877.808/0001-12

Av. Wilson Barroso, 47, São Bento, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, CEP 25045-040

Fanpage: f/EditoraPanoplia | Instagram: @editorapanoplia | E-mail: contato@editorapanoplia.com.br

©2018-2020 by Panóplia Cultural.