top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

A Tecnologia Não é a Vilã desta História

Por Fabiana Esteves




Em tempos de quarentena em isolamento social nunca tivemos tanto a tecnologia como nossa aliada. Celebrações religiosas são transmitidas ao vivo pela internet, conta-se histórias para entreter crianças e adultos, aulas on-line se multiplicam, pede-se comida, compras e remédios pelos aplicativos e as nossas janelas se abriram para o mundo, já que não podemos sair.


Serei uma pessimista se disser que não sair ao sol também deprime meu sistema imunológico? É verdade. Mas tenho outras vidas que prezo além da minha (minhas filhas têm asma) e não me arriscarei colocando o pé na rua.


Tenho sorte de não precisar sair, de ter meu sustento independente da minha produtividade. Muitos não podem dizer o mesmo. Aproveitemos do melhor modo então.


Meus amigos escritores estão confirmando o que sempre defendi. A tecnologia não é a vilã da história do seu filho com a literatura. Na internet existem aplicativos, grupos e sites que podem fisgar até o leitor mais desinteressado. Sempre ouço que a evolução tecnológica vai acabar com os livros, que é o fim da literatura, mas nunca acreditei nesta premissa. A literatura ficou muito mais acessível depois da democratização da Internet. Livros digitais, clubes de assinatura, grupos de discussão, booktubers… A internet é uma multidão de possibilidades para todos os tipos de leitores. Além disso, autores que talvez nunca teriam espaço no mercado editorial, agora podem publicar seus livros livremente.


Tem muita coisa boa circulando na rede, basta que a gente saiba aproveitar. Eu sigo muitos booktubers, e agora minhas filhas descobriram os perfis literários no Instagram. Lá elas compartilham suas leituras, participam de sorteios e leem (ou assistem) resenhas literárias.


Seu filho não tem paciência ou fluência necessária para ler sozinho? Apresente os aplicativos de áudio books! Eles são a nova versão dos antigos disquinhos, lembra? E em tempos de confinamento, a turma da literatura tomou a causa para si e levantou a bandeira do "Aproveite seu tempo para ler" e por que não? "Aproveite seu tempo para conquistar novos leitores".


Fabiana Esteves, Ísis e Laís.


Se um vírus pode se espalhar com uma velocidade devastadora, façamos o mesmo, mas para o bem! Vamos contaminar quem estiver ao nosso lado (ou em nossa rede de contatos) com este amor pelos livros através de muitas histórias e poesia. Que tal? Há melhor maneira de viajar sem sair do lugar? Eu acho que não.





 

Autoria


Fabiana Esteves é Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) e Especialista em Administração Escolar. Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município. Também foi Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Em 2015 coordenou a Divisão de Leitura da SME de Duque de Caxias (RJ). Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente. Escritora e poeta, participou de concursos de poesia promovidos pelo SESC (1º lugar em 1995 e 3º lugar em 1999) e teve seus textos publicados em diversas antologias pela Editora Litteris. Escreve para os blogs “Mami em dose dupla” e “Proseteando”. Publicou os livros “In-verso”, "Pó de Saudade", "Maiúscula" e "A Encantadora de Barcos". É mãe das gêmeas Laís e Ísis.




Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page