top of page
Para receber novidades, inscreva-se:

Obrigado pelo contato!

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

A Expansão do Meu Universo Imaginário

Por Camilo de Lellis Fontanin




Meu mundo de leitor começou, não com a escola, mas com uma banca de jornais e revistas. Mais precisamente, com as HQ's. E foi aos 8 anos que comprei o meu primeiro Almanaque Disney.


Mas os personagens e os cenários onde que se desenrolavam essas histórias já vinham "prontos", eu não precisava "criá-los" com a minha imaginação. Era somente ver os desenhos e ler as informações e os diálogos deles. Exatamente como se eu estivesse assistindo a um filme.


Mas, então, vieram os primeiros livros e... Que maravilhosa descoberta! Eu poderia, também, participar do enredo "criando", com minha imaginação, todo um mundo novo. A partir de então, já "criei", desde uma simples formiga até um suntuoso palácio medieval. Já "participei" desde pequenos embates diários até grandes conflitos mundiais.


Não importa o estilo do livro, se é um romance, poesia ou um livro de contos ou de crônicas. O que realmente importa é se eu puder "criar" novos mundos com sua leitura.



Para que eu possa aproveitar bem um livro, preciso lê-lo vagarosamente sentindo-me dentro do seu enredo. Embora, confesso, nas partes mais emocionantes eu dê uma pequena aceleradinha.


Todos os livros que li até hoje continham uma lição de vida. Muitas delas eu não aprendi ou vivi ainda, porque não foi o momento certo "de cair a ficha". Mas tudo tem o seu tempo.


Com o foco do meu aprendizado passando das HQ's para os livros eu pude construir uma ponte que ligou o meu corpo com a minha Alma de Leitor. Mas, por estar em processo de criação do meu universo particular, não pude ainda aprender todas as lições que os livros me trouxeram. Mas quando ocorrer a catarse da união do meu pensar com o meu sentir, certamente haverá uma grande expansão do meu universo imaginário.



 

Autoria


Camilo de Lellis Fontanin, nasceu em 1962, na cidade de Americana. São mais de 50 anos de amor aos livros de Poesia, Romance, Conto, Crônica e também aos livros de Psicologia, Psicanálise e Física.

Deixe seu comentário

Posts recentes

logo-panoplia.png
bottom of page