Curso 1

Bem-vindo(a)!

Este curso destina-se a todos que desejam saber um pouco mais. Este é um curso de curta duração e não possui tutor.

INFORMAÇÕES GERAIS

Certificado: Sim

Módulos: 1

Tempo:

Nível: Básico

Professor disponível: Não

CONTEUDISTA

Andreia Marques é fílósofa,


Módulo 1 - Poesia Épica
Homero

     A obra de Homero é o principal exemplo de poesia épica, a poesia narrativa, de extensão monumental, preocupada em detalhar eventos e personagens heroicos a partir de uma linguagem elevada e solene. Na Atenas clássica (séc. V a.C.), os poemas de Homero eram usados para a alfabetização dos alunos. Esses poemas, a Ilíada e a Odisseia, eram tão presentes no dia-a-dia dos gregos, que era comum as pessoas saberem centenas de versos de cor, apenas de tanto ouvi-los recitados.

     A recitação de Homero, além de ser uma prática corrente no dia-a-dia, era também feita de modo especializado e extensivo durante festivais. Nesses eventos, cantores (chamados rapsodos) competiam entre si para ver quem apresentava a mais bela versão desses poemas. É dito que foi durante um festival desse gênero, no séc. VII a.C., que a Ilíada e a Odisseia foram fixadas por escrito pela primeira vez, durante o reinado de Pisístrato, em Atenas.

 


Ilíada

     A Ilíada, até hoje, é celebrada como uma das mais impressionantes obras literárias do mundo ocidental. Ela narra os eventos próximos ao final da guerra de Troia. Aristóteles elogiava Homero por ter feito um recorte preciso para a trama de seu poema: ele não conta a história inteira da guerra, desde sua causa até a queda e o saque da cidade; em vez disso, relata apenas o que aconteceu do início ao fim da cólera de Aquiles.

     Nesse episódio específico, o herói se indispõe com o líder dos gregos, Agamêmnon, por conta da divisão dos despojos de guerra. Sentindo-se ultrajado, Aquiles se afasta do combate, o que, ao longo do poema, resulta em uma série de revezes para os heróis gregos, que, um a um, vão se ferindo em combate, apesar de executarem feitos extraordinários.

Início   |  Coleção Lendas Brasileiras   |   Originais   |  Política de Privacidade   |   Blog   |    Loja    |  Fale Conosco

 

Panóplia Cultural - CNPJ 30.877.808/0001-12

Fanpage: f/EditoraPanoplia | Instagram: @editorapanoplia | E-mail: contato@editorapanoplia.com.br

Telefone: (21) 99367-3411 (WhatsApp)

Rua Wilson Barroso, 47, São Bento, Duque de Caxias / RJ

©2018-2020 by Panóplia Cultural.